domingo, 28 de fevereiro de 2010

CANGURU MATEMÁTICO - CANGURU SEM FRONTEIRAS

Neste ano, a AOBM organizou um concurso matemático, O Canguru Sem Fronteiras. O canguru é, nas palavras de seu fundador, André Deledicq, um jogo-concurso, não uma competição entre estudantes. Inspirado em evento semelhante na Austrália (daí o nome), foi criado em 1991 na França, com enorme sucesso, atraindo a atenção dos países vizinhos. Foi então criado o Canguru Sem Fronteiras, com a fundação em 1995, em Paris, de uma associação com membros representantes de 10 países: Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Moldávia, Polônia, Rússia e Eslovenia. Atualmente, a associação conta com representantes de 42 países e mais de 5 milhões de participantes em todo o mundo. Informações podem ser encontradas no site www.math-ksf.org
Níveis diferenciados: E (4o. e 5o. anos), B(6o. e 7o. anos), C(8o. e 9o. anos), J(1a. e 2a. séries EM) e S(3a.série EM)
Testes objetivos, cinco alternativas, questões em ordem de dificuldade crescente (primeiro terço da prova, questões fáceis; segundo terço, médias e terceiro terço, mais difícies)
Problemas criativos e recreativos, adequados aos níveis de escolaridade e, numa boa parte da prova, acessíveis à maioria dos estudantes. As provas são elaboradas por uma equipe internacional de professores e matemáticos.
Duração: 1hs:30 min (nível E) e 2:00hs (demais níveis)
Serve como auto-avaliação individual das habilidades matemáticas, mais do que comparação com outros estudantes de outras escolas (não serão divulgados resultados nacionais nem haverá premiação nacional)
Pode servir como treinamento para as provas regulares da OBM
Participe desse desafio matemático!!! Informe –se com seu professor sobre como participar e boa sorte!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário