‘...Encontramos,perto de um antigo caravançará meio abandonado, três homens que discutiam acaloradamente ao pé de um lote de camelos.
Por entre pragas e impropérios gritavam possessos ,furiosos:
-Não pode ser!
-Isto é um roubo!
-Não aceito!
O inteligente Beremiz procurou informar-se do que se tratava.
-Somos irmãos- esclareceu o mais velho- e recebemos, como herança, esses 35 camelos. Segundo a vontade expressa de meu pai, devo receber a metade, o meu irmão Hamed Namir uma terça parte e ao Harim, o mais moço,deve tocar apenas a nona parte. Não sabemos, porém, como dividir 35 camelos e a cada partilha proposta segue-se a recusa dos outros dois, pois a metade de 35 é 17 e meio. Como fazer a partilha se a terça parte e a nona parte de 35 também não são exatas?
-E muito simples -atalhou o Homem que calculava -Encarrego-me de fazer com justiça , essa divisão se permitirem que eu junte aos 35 camelos da herança este belo animal que em boa hora, aqui nos trouxe!...’
Mesmo contra a vontade inicial do companheiro de viagem, Beremiz fez a divisão correta e ainda saiu lucrando um belo camelo.
Considerando a sequência de camelos (35,53,71,...) em que a divisão da herança, feita do mesmo modo que a citada por Beremiz dá certo , responda os itens a seguir:
(01)Pode-se afirmar que Beremiz ao fazer essa divisão, não teria lucro se o problema fosse para a divisão de 17 camelos.
(02)Pode-se afirmar que a quantidade de camelos ganhos por Beremiz em relação a sequência citada no enunciado forma uma P.A de razão 2
(04)Se o problema proposto fosse com o vigésimo termo da sequência citada, Beremiz teria um ganho de 21 camelos.
(08)Seja C a relação número de camelos e L a relação ganho de camelos. Podemos afirmar que a relação R:C→L é uma função afim com coeficiente angular 0,222...
(16)O pai ao fazer a herança não percebeu que a divisão dos 35 camelos não seria exata e isso trouxe dúvidas e espanto para os irmãos que não sabiam o que fazer.Se Beremiz em uma de suas caminhadas tivesse encontrado esse pai poderia ter justificado que tal divisão não seria justa, pois a metade de um todo, mais a terça parte desse todo, mais um nono desse todo, não é igual ao todo.
(32) Independente de qual elemento da sequência citada no enunciado é escolhido, o filho mais velho receberá uma quantia sempre menor que a soma das quantias dos outros dois irmãos juntos.
(64) No problema dos 35 camelos a divisão não é justa, pois exceto para o mais velho, o quociente das divisões dos outros dois irmãos são números irracionais, que não são aplicados a situações do cotidiano das pessoas.
Tente resolver essa questão, ela será importante para o vestibular da UFSC. Se você não vai prestar vestibular tente resolver também ...Teste seus conhecimentos matemáticos...
domingo, 16 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário